“Quadro valioso”: quem e por que adquire equipamentos antigos em vez de modernos?

Câmeras de cinema, câmeras de impressão instantânea e jogadores de cassete de repente se tornaram populares entre os jovens. Descobrimos como os dispositivos antigos receberam uma segunda vida e por que eles gostam da nova geração.

O desenvolvimento de tecnologias digitais simplificou bastante nossa vida. Nos últimos 10 anos, tudo o que precisamos (livro, console de jogo, câmera, câmera de vídeo) pode ser encontrado em um dispositivo – smartphone.

Mas a geração de zumers, pessoas que nasceram no final dos anos 90 e início dos anos 2000, estão abandonando cada vez mais os dispositivos modernos em favor do análogo, criando uma tendência para equipamentos que eram populares em sua juventude de seus pais.

Por que aqueles que cresceram com celular em suas mãos preferem filmar no filme e tentam descobrir como funciona a “sabonete”?

Moda e estética dos anos 90

O renascimento da tendência para a tecnologia analógica começou com o retorno do estilo dos anos 90 e 2000. Nos últimos anos, os designers se entediam com a era de tons ácidos, pagers, prefixos e raves malucos e começaram a incluir casacos de pêlo de leopardo, vestidos de neon, bicicletas e tênis multifoloros em suas coleções em suas coleções.

E a juventude, que anteriormente criticou ativamente as roupas dos pais em sua juventude, começou a repetir as imagens de seus antigos álbuns de fotos. Juntamente com a moda para o design dos anos 90 e 2000, a estética das fotografias tiradas no filme, bem como fotos instantâneas, devolvidas.

Primeiro de tudo, Fujifilm contribuiu para isso, que lançou uma novidade no mercado (e para alguém um produto há muito conhecido)-uma câmera de impressão instantânea Instax. Ela é um pouco semelhante às câmeras polaroides, que provavelmente tiveram que usar os jovens de quem passaram no início dos anos 90.

Em 2016, a empresa conseguiu vender mais de 5 milhões dessas câmeras em miniatura brilhante. De acordo com a revista europeia de CEO, os principais compradores da Instax são representantes da geração jovem.

Um pouco mais tarde, Ilford, um dos maiores fabricantes de filmes, observou que os jovens se interessaram ativamente na fotografia analógica: o número de compradores de seu filme fotográfico com menos de 35 anos atingiu 30% do número total de compradores em 2016. E de ano para ano, este indicador está apenas crescendo.

Sensação de exótico e um elemento de surpresa

Os psicólogos alemães Miriam Lertsher, David Webel, Simon Spiegel e Barbara Flukiger ligam o hobby da fotografia analógica de jovens gerações com um sentimento de exótico.

Os adolescentes modernos não encontraram os momentos em que a “sabão” ou “Polaroid” eram as principais fotografias: eles sabem apenas câmeras digitais e câmeras de telefone celular.

E por causa disso, o processo de fotografar, quando você não sabe se o quadro foi obtido e se a fotografia foi iluminada, e então você também espera pelo estrume, parece que lhes é incrivelmente incomum e emocionante.

A base do interesse de Zumers no filme é um elemento de surpresa e o desejo de capturar um momento único que os modelos digitais não podem fornecer.

O elemento de surpresa está no fato de você nunca saber qual quadro conseguiu capturar e como o filme vai “se comportar”. O resultado é uma surpresa. O fator de espera é adicionado ao mesmo, enquanto a imagem é manifestada. E em antecipação residindo!

Além disso, muitos jovens na técnica analógica também são atraídos pelo fato de que o número de pessoal com essa abordagem é limitado. Com câmeras de filme, não será possível tirar cem tiros ou selfies idênticas e depois escolher bem -sucedido. Há apenas uma tentativa de capturar o momento que se torna ainda mais valioso a partir disso.

Pino Shah, um fotógrafo especializado em filmagens, acredita que o uso da tecnologia analógica tem um efeito meditativo e ajuda jovens fotógrafos a aprender responsabilidade e concentração: “Tomar um filme é semelhante a um ditado comum:“ Meça sete vezes – corte uma vez ”.

Qual é o próximo?

Além disso – mais, mostra a demanda por câmeras analógicas. De acordo com pesquisadores alemães da Statista, todos os anos de vendas de câmeras de cinema e câmeras de impressão instantâneas aumentam em 20 %.

E o jornalista e viajante Sergey King observa que a fotografia de filme já se tornou um hobby alternativo, cujo número de fãs está apenas crescendo, e talvez em breve a geração

jovem deixará de considerá-lo “retro-explosivo”.

Talvez em breve veremos o renascimento dos players de pager e disco. Quem sabe como a moda mutável para o retro se transformará?

Leave a Reply

×
×

Cart